Baixar mp3

Santo Afonso tem uma proposta de oração que promete nos inflamar de amor por Deus. É um método bem acessível, chamado por ele de “oração mental”. Essa oração nada mais é do que a combinação da prática de “meditar” – que se refere a pensar e a refletir sobre os mistérios da fé, com a ação de “rezar” – que se define como a elevação do coração a Deus. Porém, a “oração mental” necessita ser adaptada aos aspectos teológicos do nosso tempo e receber um novo nome, como sugere o teólogo redentorista Dennis Billy1.

 A proposta afonsiana se divide em quatro momentos básicos: (1) refletir sobre um ponto particular da fé, (2)elevar o coração e os afetos a Deus em atos de amor e contrição, (3) pedir a Deus suas graças, e (4) tomar alguma resolução. Ao final se agradece a Deus e pede-se fidelidade no propósito2. Afonso ainda aconselha que, ao final da meditação, se reze pelos outros, principalmente pelos que têm o coração endurecido aos mistérios da fé e ao amor de Deus.

O que Santo Afonso propõe não é um método, mas são parâmetros gerais para uma íntima conversa com Deus, de coração para coração. Assim, o que é mais importante não são os passos a serem seguidos, mas sim o que acontece no fundo do coração da pessoa enquanto reza. A Oração Afonsiana – como iremos chamá-la – permite que a pessoa mergulhe nos mistérios da fé e que se enxergue a partir desses mistérios. Ao contemplar um ponto particular da fé (mistério de fé), que pode ser feito através da leitura de um texto bíblico, ou um livro espiritual, ou simplesmente mergulhando em uma lembrança da vida de Jesus que leve à oração, contempla-se a própria vida envolvida nesse mistério e, a partir daí, faz-se pedidos, clama-se o perdão das falhas, agradece-se e medita-se a bondade e o amor do Senhor por nós. Tudo isso é feito com a finalidade proposta por Santo Afonso: unir-se a Deus para obter a graça de conformar a própria vontade com a dEle. Sem medo ou vergonha de se abrir, pois, na verdade, é uma conversa entre Deus e o orante, pela qual a pessoa se mostra para o Senhor, partilha os seus afetos, desejos, medos, pedidos e Deus lhe fala ao coração, fazendo-a conhecer sua bondade e o amor que ele lhe tem, e o que ela deve fazer para agradá-lo3.

Podemos perceber que a proposta da Oração Afonsiana é muito simples e muito humana, pois “nada mais é do que falar com Deus e ouvi-lo no fundo do próprio coração”4, num profundo silêncio interior, envolvendo cada aspecto do próprio eu. Essa oração propõe uma partilha da vida afetiva, encorajando a pessoa a olhar para as suas emoções com mais cuidado e a expressá-las mais livremente; desse modo se “reconhece as emoções como um elemento importante de nossa estrutura humana e nos exorta a não ocultá-las, mas torná-las parte integrante de nossa relação com Deus”5. A proposta de Afonso é uma maneira útil de conversar com o Senhor com todo o coração, com toda a mente, com toda a alma e com todas as forças6.

Pe. Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R.


1 Cf. BILLY, Dennis, C.Ss.R. Copiosa Redenção: Introdução à Espiritualidade de Afonso. Goiânia: Scala, 2013. p. 45-46.
2 Cf. ibdem, p. 49-50.
3 Cf. ibdem, p. 47-49.
4 Cf. ibdem, p. 52.
5 ibdem, p. 55.
6 Cf. ibdem.  p. 59.

14 thoughts on “A Oração Afonsiana

  1. Suzete Maria de Andrade Horta on at Responder

    Muita saúde para vc conduzir seu rebanho. Muita paz!!!!!

    1. Obrigado Suzete! Muita saúde pra você também!

  2. Felipe Dias on at Responder

    Bom modelo de oração, vou experimenta-lo na oração pessoal. Abraços Pe. Fagner

    1. Que bom que gostou Felipe. Depois vamos trabalhar um pouco mais sobre a Oração Afonsiana!

  3. Nete on at Responder

    cada dia mais me apaixono pelos ensinamentos de Santo Afonso um Santo que não conhecia .Obrigado padre Fagner pela sua dedicação no seu blog que tem ajudado a ter um profundo encontro pessoal não só a mim mais tenho certeza que muitos também estão bebendo dessa fonte .Que o nosso Senhor te abençoe sempre para conduzir seu rebanho .

    1. Santo Afonso realmente tem muita riqueza espiritual para nos ajudar a amar a Deus e a querer realizar a vontade dEle em nossa vida. Vamos juntos bebendo dessa fonte.

  4. Rosalia on at Responder

    Que cada dia cresça a fé na comunhão com Deus. A oração nos fortalece na luta cotidiana.

    1. Sim. Santo Afonso quer nos ajudar a mergulhar na oração, um caminho para crescermos na amizade com Deus. No seu livro, Visitas ao Santíssimo Sacramento, ele reza assim: “Senhor, faze que Tu e eu sejamos um para o outro, amigos de verdade, pois por amor Te sacrificaste e Te entregaste por mim. Quero entregar minha vida pela causa do evangelho no serviço a todos os meus irmãos. Aceita, Senhor, este propósito e não deixes que nossa amizade se esfrie”.

  5. Anderson on at Responder

    Que matéria linda padre Fagner foi uma alegria tê lo conhecido

    1. Que bom que gostou! O prazer é meu. Obrigado por sua participação!

  6. Aparecida Bassoli Machado on at Responder

    Muito bom! A oração que brota do mais profundo do nosso coração e o que temos de mais verdadeiro. Pe. Fagner com essa meditação tenho a oportunidade de crescer na minha fé. É assim vou fortalecendo. Pois necessito a cada manhã dessa FÉ. Meu abraço fraterno.

    1. Fico feliz em saber que o Blog Sabor da Fé te ajuda a crescer! Obrigado por compartilhar!

  7. Maria Geralda Domingues(Laudinha) on at Responder

    Excelente o seu texto, Pe. Fagner. Estou aprendendo muito sobre Santo Afonso com seus relatos. Continue com esse dom maravilhoso de escreve.

    1. Que bom Laudinha! Espero poder te ajudar mais nos próximos textos!!!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Marked fields are required.