Baixar mp3

Os mistérios da encarnação, da paixão e da eucaristia “celebram a grande caminhada de Deus até o coração humano. Deus entrou em nosso mundo, dando-se a si mesmo a ponto de morrer por nós e de se tornar a nossa verdadeira fonte de esperança eterna”1. Por isso, Santo Afonso intuiu que o cristianismo consiste mais em Deus encontrar o ser humano do que o ser humano encontrar Deus, o que difere o cristianismo de todas as outras religiões.

Segundo ele, é Deus que vem ao nosso encontro, é Deus que nos procura, é Deus quem se rebaixa para se tornar próximo de nós. Ele procura cada um de nós como o pastor faz com a ovelha perdida (cf. Lc 15,4-7). “Ele quer morar e fazer sua habitação no seu coração, no meu coração. É a única coisa que realmente importa para Ele. Todo o resto desaparece”2. Santo Afonso insiste para que, em nossa oração, possamos contemplar e perceber que Deus ama a cada um como se fosse a única pessoa do mundo e que simplesmente só precisamos abrir o coração.

Afonso diz que é preciso conversar com Deus como alguém conversa com seu amigo íntimo, sem precisar esconder nada3, e que não existe nenhuma circunstância em nossa vida que não possa ser confiada a Deus, pois Ele é nosso amigo afetuoso que não nos condena, mas que nos entende e quer nos ajudar. Deus é alguém com quem podemos falar sem constrangimento e quantas vezes quisermos. Nada precisa ficar escondido. Mesmo quando se trata de algo que nos envergonhamos, Deus quer nos ouvir para nos ajudar4.

No pensamento de Santo Afonso, essa experiência de se abrir totalmente para o Senhor vai nos mergulhar na misericórdia e no profundo perdão de Deus, o que certamente nos enche da paz que tanto buscamos. E também “vai renovar a esperança em nossos corações e dar-nos motivo de nos alegrar no admirável amor que [Deus] nos tem demonstrado. Quanto mais ouvirmos sua voz, mais profundamente ela ressoará através de nossos corações e nos convencerá mais ainda do seu carinhoso amor por nós”5.

O intuito maior de Santo Afonso com relação à oração é mostrar que todos podem rezar e que todos podem ter uma profunda relação com Deus. “Ele encorajava seus leitores a pedir o auxílio divino em suas lutas para viverem a vida espiritual. Queria que eles abrissem para Deus seus corações e, como crianças pequeninas, contassem para Ele cada necessidade sua, qualquer que fosse: material, emocional, mental, espiritual, social”6. A missão de Afonso era ajudar todos a desenvolverem e a apreciarem a intimidade com Deus e essa é a meta e o objetivo da Congregação que ele fundou.

Pe. Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R.


1 BILLY, Dennis, C.Ss.R. Copiosa Redenção: Introdução à Espiritualidade de Afonso. Goiânia: Scala, 2013. p. 28.
Idem
3 Cf. Ibdem p. 30.
4 Cf. Ibdem p. 31.
Idem
6 Ibdem. p. 36.

10 thoughts on “A missão de Santo Afonso

  1. Que Santo Afonso nos ajude a conhecê-lo cada vez mais.

  2. Tereza on at Responder

    Gostei muito de saber sobre Santo Afonso, Parabéns!

    1. Oi Tereza! Precisamos conhecer este grande Santo da Igreja que tem muito a ensinar!

  3. EDDA MARIA PEIXOTO BARRETO on at Responder

    “Ele é nosso amigo afetuoso que não nos condena, mas que nos entende e quer nos ajudar. Deus é alguém com quem podemos falar sem constrangimento e quantas vezes quisermos. Nada precisa ficar escondido. Mesmo quando se trata de algo que nos envergonhamos, Deus quer nos ouvir para nos ajudar.”
    Tão rica essa mensagem!
    É tão bom sentir que Deus nos ama tanto que nos acolhe a qualquer momento! E pensar que Santo Afonso revelava esse amor de Deus e encorajava as pessoas a viverem essa intimidade com o Pai já naquela época…
    Essa unidade com Deus parece simples, mas nem todos são capazes.
    Espero que este texto possa alcançar o coração de muitos leitores e, assim, transformar essa proposta de uma relação mais íntima e amorosa com Deus em experiência de fé para cada um.
    Obrigada, Padre Fagner, por trazer esses ensinamentos de Santo Afonso e o desejo de aprender mais.

    1. Edda, acho interessante que Santo Afonso pedia muito nas suas oração era a graça de amar a Deus. Pedia para conseguir amar… Me identifico muito com isso.

      1. Edda Barreto on at Responder

        Acho bonito! É na intimidade que se vive o amor!

  4. Nete on at Responder

    Nossa padre Fagner o sr foi muito abençoado em seu blog com texto e áudio ficou perfeito para nos ajudar à aprofundar nossa relação com Deus através dos ensinamentos de Santo Afonso . Parabéns Deus te abençoe em sua missão de pastor.

  5. Grasiele on at Responder

    Otimo texto, desperta o desejo de conhecer mais a espiritualidade de Santo Afonso e seguir o exemplo dele.

  6. Mariângela Benini Vieira on at Responder

    Muito bom poder conhecer um pouco mais de Santo Afonso e poder pautar mais a minha vida no espírito afonsiano, buscando cd dia mais intimidade com Deus pela oração. Somos escolhido pelo Pai e precisamos abrir cd dia mais o nosso coração para que sejamos mais íntimos Dele.
    Obrigado por partilhar conosco os ensinamentos de Santo Afonso, Pe. Fagner.

    1. Que o seu desejo de maior intimidade com Deus se realize Mariângela! obrigado você pela participação!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Marked fields are required.